Exame de Tomografia com Contraste

Secretaria de Estado da Saúde - SESAU

Av. da Paz, 978 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-050

Contato: (82) 3315-1103/1104/1105

Email: sesau@saude.al.gov.br

Informacional

O que é?

tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. É um exame que fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. A tomografia com contraste é realizada com auxílio de um líquido que ajuda na identificação de potenciais tecidos doentes. Esse composto químico é injetado no paciente antes do exame para melhorar a qualidade das imagens.

Como é feito

Deita-se na mesa do aparelho (chamado de tomógrafo), em posição que varia conforme a parte do corpo a ser escaneada. Por meio de ampola de raios-x e detectores, o equipamento capta diversas imagens durante alguns minutos.

 Administrar contraste iodado – pela boca, por sondas ou pelas veias do paciente. A substância ajuda a definir melhor vasos sanguíneos e lesões.

Quem pode realizar?

Pacientes atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE) e Unidade de Emergência do Agreste (UEA)

Requirimentos

Ser paciente internado no Hospital Geral do Estado (HGE) e Unidade de Emergência do Agreste (UEA) com prontuário médico.

Requisitos necessários para o solicitante 

Ter prontuário medico

Ter prescrição médica solicitando o serviço

 

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br

Tempo estimado para realizar este serviço

Entre 0 horas

O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Atendimento



    • No caso de ser atendido no

      Hospital Geral do Estado (HGE )e    Unidade de Emergência do Agreste( UEA )

    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.

    •  

    Atendimento Medico


    • O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como exames, fazer medicação, internar; conforme o quadro clinico do paciente  necessário para  Tratamento

     

     

    Após avaliação, o médico solicita o exame e o paciente é encaminhado para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes.

    Documentos necessários:

    • Prontuario de atendimento
    • Solicitação Médica,
    • Carteira de identidade,
    • Cartão SUS
    • CPF

    Canais de atendimento:

    • presencial: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde HGE e UEA Daniel Houly

Outras Informações

Este serviço é gratuito para o solicitante

Este é um serviço da(o) Secretaria de Estado da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato por meio do(s) telefone(s) .