Atendimento a Pessoa Deficiência Visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira), através do Núcleo de Reabilitação Educacional

  • O que é?

    Serviço de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiencia visual: cegos e baixa visão.

    Tipos de Serviços: Sala de Recursos Multifuncional Tipo 2; Núcleo de Produção de materiais e livros em braille; Laboratórios de aprendizagem Fundamental I, II e médio; Laboratórios de ENEM, ENCCEJA médio e ENCCEJA Fundamental II; Turmas de Leitura e Escrita Braille, Laboratório de Informática Acessivel; Estimulação Pedagógica; turmas de Orientação e Mobilidade: Educação Física Adaptada; Modalidade desportiva para Cegos: Gooball e Turmas de Leitura Cursiva.


  • Quem pode realizar?

    Deficiente visual;

    Requerimentos


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Educação por telefone +55 (82) 3315-1470/1234 ou por email gabinete@educ.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 2 dias

    Informações:

    Durante todo o ao letivo, os serviços ofertados no AEE acontecem 2 vezes por semana, com 4 horas no máximo de atendimento, os laboratórios de ENEM, ENCCEJA Médio e ENCCEJA Fundamental, acontece de segunda a sexta. O Centro Estadual funciona de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.


  • Etapas para a realização
    1. Orientação e Mobilidade

    O treinamento de orientação e mobilidade é parte essencial da educação e reabilitação da pessoa com deficiência visual. Requer desde a orientação mental a mobilidade física.

    Documentos necessários

    Laudo Oftamológico com CID

    Registro Geral - RG

    Cadastro de Pessoas Físicas - CPF

    Comprovante de residência

    Foto 3/4

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL:

    2. Goalball

    É uma modadlidade esportiva coletiva, originariamente concedida para a prática de pessoas com deficiência visual. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede do adversário.

    Canais de atendimento
    3. Práticas Educativas para uma Vida Independente - PEVI

    Treinamento de habilidade referentes à: alimentação, higiene pessoal e vestuário, aparência pessoal, arrumação da casa, administaração do lar, comunicação pelo telefone, verificação de horas, primeiros socorros, dentre outros...

    Canais de atendimento
    4. Reeducação Visual

    Trabalha o raciocínio e a memória visual. O aluno com baixa visual é estimulado para aprender a usar sua capacidade residual e tirar o maior proveito desta.

    Canais de atendimento

  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: SEDUC - Secretaria de Estado da Educação

    O Centro Estadual Especializado Cyro Accioly, oferta cursos de formação continuada para os professores da Rede. Nossos Cursos: 1- Curso de Formação de Professores para atendimento a pessoa com deficiência visual; 2- Cursos de Leitura e Escrita Braille e Curso de Orientação e Mobilidade.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: